quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Enquete bizarra elege piores e melhores da música em 2008
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
O cinema está na pré-história ou Peter Greenaway é moderninho demais?
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Prefeitura de Balneário Camboriú e Governo Federal trabalham juntos na prevenção e no combate à AIDS
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Dance, monkeys, dance!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Minha discoteca atual - Só Rock
Por hoje é isso. Em breve mais discoteca aqui no 2001 Alvos. Au revoir!
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Chanchada trágica
Drugstore Cowboy
Título Original: Drugstore Cowboy
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1989
Estúdio: Avenue Pictures Productions
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Gus Van Sant e Daniel Yost, baseado em livro de James Fogle
Produção: Karen Murphy e Nick Wechsler
Música: Eliot Goldenthal
Direção de Fotografia: Robert D. Yeoman
Desenho de Produção: David Brisbin
Direção de Arte: Eve Cauley
Figurino: Beatrix Aruna Pasztor
Edição: Mary Bauer e Curtiss Clayton
Elenco
Matt Dillon (Bob)
Kelly Lynch (Dianne)
James LeGros (Rick)
Heather Graham (Nadine)
Max Perlich (David)
John Kelly (Policial)
Grace Zabriskie (Mãe de Bob)
George Catalano (Trousinski)
James Remar
Eric Hull
Exemplos da imbecilidade jornalística
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Bob Dylan mostra novo álbum na rede
sábado, 27 de setembro de 2008
O analfabeto político
O pior analfabeto
É o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.
Não sabe o imbecil queda sua ignorância política
Nascem a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio
Das empresas nacionais e multinacionais.
Boa, Brecht!
As eleições aproximam-se na velocidade da luz e eu não estou com a mínima vontade de votar. Sou uma analfabeta política segundo brecht? Não, sou uma preguiçosa. Vou lá e voto nulo - dois palitos. Depois volto pra casa e dou continuidade ao ócio.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
LHC: A odisséia dos prótons
O início dos testes
A primeira tentativa começou ontem, às 8h30 de Lisboa (7h30 TMG), no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN). Minutos depois efetuou-se uma segunda tentativa, informaram responsáveis do CERN. O objectivo é conseguir que as partículas dêem uma volta completa ao enorme túnel de 27 quilômetros que constitui o LHC, antes de realizar experiências com colisões de protons, para tentar identificar novas partículas elementares.
A evolução dos acontecimentos hoje é, no entanto, desconhecida, reconheceu numa conferência de imprensa Lyn Evans, director do projecto do LHC. "Não sabemos de quanto tempo vamos precisar para conseguir que circulem os protons de forma estável", disse. "Iremos confirmando que cada um dos elementos da máquina funciona, um por um", acrescentou.
Depois desta primeira tentativa saber-se-á se o maior acelerador de partículas do mundo funciona, mas os primeiros choques de protons apenas se produzirão daqui a alguns meses, altura em que se iniciará a obtenção de dados.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!
E o pior de tudo, é que tem gente que pode se informar, que tem meios pra isso, mas parece que tem preguiça. Depois inventa de sair falando o que não sabe.
Nós não vivemos numa democracia? Então, aqui você pode ouvir o que você bem entender. Se você não gosta de samba e só gosta de rrrrock, problema é seu, o gosto é seu. Mas dizer que rrrrock é melhor que samba ou melhor que bossa nova é ignorância. Chuck Berry e Dorival Caymmi foram dois músicos diferentes, cada um na sua época, cada um no seu estilo. Rock é uma maravilha dos deuses. Não sei o que seria da minha vida sem os Beatles, os Stones e principalmente sem o Dylan. Mas eu sou brasileira, porra! Nasci ouvindo MPB, cresci ouvindo MPB e acho a MPB excelente. É uma questão de hábito, às vezes é uma questão de química e às vezes é só uma questão de tempo pra você começar a perceber o que está perdendo deixando de ouvir as maravilhas da MPB, de interpretar as letras, de se imaginar nelas, de sentir as melodias e imaginar o quanto é bom gostar de algo que foi criado há tanto tempo e que continua se reinventando. Ah, outra coisa. Você não precisa ter posicionamento político pra gostar de certo gênero musical. Eu conheço gente que ouve Misfits e não é libertário. Minha mãe ouve bossa nova e não é de esquerda. Meu pai gosta da tropicália e não é hippie. E eu gosto de samba, mas não sei sambar.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Comissão de Educação promove audiência pública sobre Univali
Nos últimos meses, dezenas de docentes e funcionários foram dispensados pela reitoria da Univali. A estimativa é de que 600 trabalhadores serão demitidos até o final do semestre. No ano passado a universidade já havia dispensado 400 profissionais de seu quadro de servidores. Além das demissões, existe a possibilidade de fechamento de dois campi, de Piçarras e São José, e o cancelamento de bolsas de iniciação científica.
Criada em 1968, inicialmente como uma Autarquia Municipal de Educação e Cultura da cidade de Itajaí, em 1970 a instituição foi transformada em Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi). Posteriormente, em 1989, a fundação tornou-se a Universidade do Vale do Itajaí. Segundo o professor Geraldo Barbosa, presidente da Associação dos Docentes do Ensino Superior de Santa Catarina (Adessc), o patrimônio da universidade foi montado por doações e subsídios públicos e de início era praticamente gratuita, cobrando apenas taxas simbólicas. “No entanto, contrariando sua origem e condição de coisa pública, por força da Constituição e da Lei que a criou como Fundação Municipal, houve um processo tácito de privatização, reforçado por uma modificação estatutária ilegítima, senão ilegal, que cria uma ficção jurídica, declarando que esta fundação pública possui personalidade jurídica de direito privado.”
Crítica idêntica fez o desembargador Lédio Rosa de Andrade, que rotulou como um recorrente erro na história brasileira a apropriação de bens públicos pelo interesse privado. “As fundações educacionais são um exemplo extremo desse equívoco recorrente. As autarquias municipais ganham personalidade jurídica de direito privado à deriva do Poder Legislativo.”
O desembargador Lédio, que atua na região de Tubarão, em recente representação à Promotoria de Justiça em caso semelhante envolvendo a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), foi enfático ao afirmar: “Uma fundação Municipal deve se submeter à fiscalização dos órgãos públicos. A Unisul padece de uma patológica dupla personalidade, pois, quando se trata de buscar dinheiro, incentivo, isenções, ela se apresenta como pública. Mas, quando se trata de prestar contas à sociedade, de gastar e de empregar, ela se diz privada. Às vezes ela é do povo: para pegar dinheiro. Às vezes ela é privada: para gastá-lo”.
Prestação de contas
A prestação de contas foi um dos assuntos mais abordados durante a audiência. Citando como exemplo a Unisul, o desembargador ressaltou que a receita da instituição é três vezes maior que a do município, concedendo ao reitor um poder equivalente, senão maior, que o do prefeito. “O Tribunal de Contas estipulou que só fiscaliza quando a universidade possui receita proveniente do município superior a 50%, contrariando norma expressa da Constituição Federal. Com essa proteção a instituição fica em posição confortável, capaz de arregimentar lideranças e tornando difícil desfazer o enlace entre os interesses privados, políticos e pessoais”, argumentou
Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Supeior (Andes), Ciro Teixeira Correia destacou que o problema da influência de entidades privadas em fundações públicas é nacional e já resultou em escândalos em diversos estados da federação. O presidente disse que “Santa Catarina é uma situação inusitada e a Andes está impedida de atuar sindicalmente no estado por conta de liminar da Justiça”.
Proponente do encontro, o deputado Sargento Soares se disse estarrecido com a forma como aconteceram as demissões na Univali e também com os contratos de trabalho submetidos aos trabalhadores. “É difícil imaginar que o ensino superior seja tratado de forma tão absurda, com professores recebendo por hora/aula, o que permite corte sistemático nos salários. É uma forma vil de tratamento, baseada no desrespeito aos direitos estabelecidos.”
Outro ponto destacado foi a condução antidemocrática da instituição. O secretário geral da Adessc, Mauri Antônio da Silva, lembrou que o artigo 169 da Constituição Estadual define que as instituições universitárias do estado deverão ter eleição direta para os cargos de dirigentes e, em seus 40 anos, isso nunca aconteceu na Univali. Mauri ainda afirmou que o caráter autoritário e antidemocrático fica evidente com a não participação de membros da diretoria em qualquer debate sobre os problemas identificados na Univali.
Representando a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino do Estado de Santa Catarina, Lúcio Darelli afirmou que as universidades privadas no Brasil só têm lucro inferior aos bancos e que a justificativa de crise no setor não cabe no caso da Univali. “O faturamento da Univali, em 2007, foi de 220 milhões de reais, mesmo assim existe um rombo de 25 milhões no caixa, uma evidente má versação de dinheiro. Para se ter um exemplo basta olhar para o caso do campus de Florianópolis, na SC-401, onde um prédio já existente teve salas de aulas adaptadas em seu último andar e custou, segundo fontes oficiais, quatro milhões de reais.”
Convidado a participar da audiência, o reitor da Univali, José Roberto Provesi, não compareceu, não mandou representante e não justificou a ausência.
Ao término das discussões foram definidos os seguintes encaminhamentos:
•moções de repúdio pelas demissões e pela imediata readmissão dos funcionários;
•busca de medidas junto à Assembléia Legislativa que contribuam para que o Tribunal de Contas imponha normas mais rígidas para a prestação de contas da universidade;
•exigir a intervenção do poder público municipal no sentido de assumir o controle imediato da fundação;
•promover a atuação conjunta das entidades e sua conseqüente mobilização;
•cumprimento da Constitição Estadual que prevê eleições diretas para reitor;
•propor ação coletiva de reintegração de todos os demitidos;
•encaminhar documento para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) retratando as condições de trabalho na universidade; e
•instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do sistema Acafe.
Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina - ALESC
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Citações - Woody Allen
“Fiz um curso de leitura dinâmica e li ‘Guerra e Paz’ em vinte minutos. Tem a ver com a Rússia.”
“Deus não existe e, se existe, não é muito confiável.”
“O mundo divide-se em pessoas boas e pessoas más. As pessoas boas têm um sono tranqüilo. As pessoas más divertem-se muito mais.”
“A realidade é chata, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife.”
“A vocação de um político de carreira é fazer de cada solução um problema.”
“Às vezes me perguntam por que trabalho tanto. É porque, quando ficar velho, quero pôr os meus pais num asilo.”
“E se tudo for uma ilusão e nada existir? Nesse caso, não há dúvida de que paguei demais por aquele tapete novo.”
“Eu e a minha mulher ficamos na dúvida entre tirar férias ou nos divorciarmos. Optamos pela segunda hipótese. Duas semanas no Caribe podem ser divertidas, mas um divórcio dura para sempre.”
“Não apenas Deus não existe, como tente encontrar um canalizador num fim de semana.”
“Não que eu esteja com medo de morrer. Eu só não queria estar lá quando isso acontecesse.”
“Por que Deus não fala comigo? Se Ele ao menos tossisse!”
“Por que escovar os dentes quatro vezes ao dia e fazer sexo duas vezes por semana? Por que não o contrário?”
“Sexo é a coisa mais divertida que eu já fiz sem que risse.”
“Eu não quero alcançar a imortalidade através da minha obra. Eu quero tornar-me imortal não morrendo.”
“Se você quiser fazer Deus rir, conte a Ele os seus planos.”
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Infância de John Lennon será levada às telas
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Tim Burton vai fazer versão de 'Alice no país das maravilhas'
A atriz australiana Mia Wasikowska, presença regular no seriado "In treatment", da HBO, está em negociações finais para atravessar o espelho e entrar na versão criada por Tim Burton do clássico romance de fantasia de Lewis Carroll, "Alice no país das maravilhas".
O acordo encerra uma longa busca pela atriz que fará o personagem-título do filme de grande orçamento.
Baseado em roteiro de Linda Woolverton ("O rei leão"), o filme será apresentado também no formato 3D.
Wasikowska começou a atuar no seriado australiano "All saints". Ela será vista a seguir contracenando com Daniel Craig no drama de guerra "Defiance", de Edward Zick, e acaba de filmar seu papel na cinebiografia "Amelia", de Mira Nair, estrelado por Hilary Swank e sobre a aviadora Amelia Earhart.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Resenha: Amores Brutos
Assim como Babel, Amores Brutos não possui um protagonista, mas vários: Octavio (Gael García Bernal) que usa seu cão Cofi em rinhas de cães para obter dinheiro; Valeria (Goya Toledo), a modelo obcecada por seu cachorrinho Richie; e Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que virou mendigo e atua como matador de aluguel, acompanhado de seus vira-latas.
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Duração: 153 minutos
Ano de Lançamento: 2000
País de Origem: México
Idioma: Espanhol
Premiações:
- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Grande Prêmio BR de Cinema de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Prêmio Canal+, no Festival de Cannes.
domingo, 13 de julho de 2008
Madeleine et moi
Nos tempos atuais é difícil - mas não impossível - encontrar artistas que nos toquem na alma com suas músicas. Por isso, confiem, baixem, ouçam. É impossível não se apaixonar por essa francesinha e pela melodia do som que ela faz. E num momento em que prevalecem figuras mais polêmicas do que talentosas, é assim que se aprecia Madeleine: sem escândalos, sem drogas, apenas boa música.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Liverpool comemora o primeiro Dia dos Beatles
Ontem, 10/07, foi o primeiro dia oficial dos Beatles. O Beatles Day, ou Dia dos Beatles foi anunciado em abril e a data foi escolhida pois marca o retorno do quarteto à cidade depois do sucesso de sua primeira viagem aos Estados Unidos. Agora, John, Paul, Ringo e George serão homenageados todo dia 10 de julho em sua cidade de origem, Liverpool. As comemorações incluíram apresentações de bandas cover, além de uma parada temática que percorreu as ruas da cidade relembrando os quatro integrantes, os locais, personagens e músicas que marcaram a história.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Os Simpsons e suas referências
Depois de passar o final de semana tentando fugir dos programas bastardos da TV aberta e substituir praticamente toda a programação da Globo por Simpsons, surgiu a idéia de citar aqui, neste blog falido, algumas referências em espisódios. Referências à pinturas famosas são freqüentes: Monalisa, O Homem Vitruviano e A Última Ceia de Da Vinci; Auto-retrato de Van Gogh; Guernica de de Picasso e até Campbell's Soup Can de Warhol. Mas as referências cinematográficas são as que mais chamam atenção, principalmente aos clássicos, como Laranja Mecânica e 2001 de Kubrick e Psycho do mestre Hitchcock.
Navegando pela web, achei uma lista com 40 referências. "O Silêncio dos Inocentes", "O Poderoso Chefão", "Edward Mãos de Tesoura", "Cabo do Medo" e "Drácula de Bram Stoker" estão na lista.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
terça-feira, 24 de junho de 2008
O álbum vermelho de Weezer
segunda-feira, 23 de junho de 2008
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Os 10 casais mais legais do cinema
Sem enrolação e papos sobre amor e blá-blá-blá, vamos direto ao assunto.
- Mickey e Mallory Knox (Natural Born Killers - Direção de Oliver Stone e roteiro de Quentin Tarantino)
- Mia Wallace e Vincent Vega (Pulp Fiction - Direção de Quentin Tarantino)
- Catherine Tramell e Nick Curran (Basic Instinct - Direção de Paul Verhoeven)
- Joel Barish e Clementine (Eternal Sunshine Of The Spotless Mind - Direção de Michel Gondry)
- Charlotte e Bob Harris (Lost in Translation - Direção de Sofia Coppola)
- Harry Goldfarb e Marion Silver (Requiem For A Dream - Direção de Darren Aronofsky)
- Richard Blaine e Ilsa Lund Laszlo (Casablanca - Direção de Michael Curtiz)
- Edward e Kim (Edward Sissorhands - Direção de Tim Burton)
- Charles Chaplin e Paulette Godard (Modern Times - Direção de Charles Chaplin)
- Tyler Durden e Marla Singer (Fight Club - Direção de David Ficher)
quarta-feira, 11 de junho de 2008
De olhos bem fechados
- Indicação ao Globo de Ouro, de Melhor Trilha Sonora.
- Indicação ao César, como Melhor Filme Estrangeiro.
- Indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, como Melhor Filme Estrangeiro.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Jean-Luc Godard cancela participação em festival israelense
O diretor de cinema franco-suíço Jean-Luc Godard cancelou de última hora sua participação em um festival anual de filmes de estudantes em Tel Aviv, supostamente por pressões de grupos pró-palestinos.
"Estamos muito decepcionados porque ele parece ter cedido à pressão de grupos pró-palestinos que fazem campanha em favor do boicote a Israel", comentou a assessora do evento, Morane Tal.