quinta-feira, 17 de julho de 2008

Resenha: Amores Brutos

Poucos cineastas conseguem expressar tamanha sensibilidade em uma película como Alejandro Gonzáles. Logo no primeiro longa-metragem, Amores Brutos, Gonzáles conseguiu produzir um drama merecedor de lágrimas e aplausos, mostrando que nem só de novelas vive a indústria cultural mexicana. De sua filmografia, Babel foi o ápice do seu talento, mas Amores Brutos teve um ingrediente diferente, menos polêmico, porém real, cru. Essa realidade apresentada no filme lembra muitos filmes brasileiros. Aliás, essa é a essência do cinema latino: realidade. Algo que a friesa dos blockbusters americanos nunca vai alcançar. Entretanto, tudo o que se vê e ouve em Amores Brutos nos faz refletir sobre a vida ao invés de apenas sentar e consumir entretenimento. 

Assim como Babel, Amores Brutos não possui um protagonista, mas vários: Octavio (Gael García Bernal) que usa seu cão Cofi em rinhas de cães para obter dinheiro; Valeria (Goya Toledo), a modelo obcecada por seu cachorrinho Richie; e Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que virou mendigo e atua como matador de aluguel, acompanhado de seus vira-latas.
 
Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Octavio usa seu cão para conseguir dinheiro e fugir com Susana (Vanessa Bauche), mulher de seu irmão, que por sua fez, pratica assaltos para conseguir dinheiro e cuidar de seu filho. Porém, em um dos assaltos, o irmão de Octavio é baleado por um policial e morre. Enquanto isso, Valeria tenta se recuperar do acidente, junto com Daniel (Álvaro Guerrero), homem que abandonou esposa e filhos para viver com a modelo. Mas a vida dos dois se torna um inferno depois que o cão Richie some por debaixo do assoalho do apartamento. Após uma briga violenta, Valeria se tranca no quarto e quando Daniel consegue arrombar a porta, a encontra caída e inconsciente. No hospital, eles descobrem que algo terrível aconteceu, e que isso irá mudar a vida da modelo para sempre. Chivo, o mendigo e assassino de aluguel é contratado para matar um homem. Para realizar o serviço, ele acompanha os passos da vítima, até que presencia o acidente e se aproxima, encontrando o cão baleado e o leva consigo. Mas seu passado o atormenta a cada instante. A mulher e a filha que trocara pela militância comunista e que nunca teve coragem de procurar, entram em cena e tudo o que Chivo desejará é encontrar sua filha e tirar o peso do abandono de suas costas. 

Com duas horas e meia de duração, Amores Brutos termina com uma frase simples, mas que faz tanto sentido quanto o filme em si: "También somos lo que hemos perdido".

Gênero: Drama
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Duração: 153 minutos
Ano de Lançamento: 2000
País de Origem: México
Idioma: Espanhol

Premiações:

  • Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Ganhou o Grande Prêmio BR de Cinema de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Ganhou o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Ganhou o Prêmio Canal+, no Festival de Cannes.
Download (torrent) com legenda

Nenhum comentário: