segunda-feira, 26 de maio de 2008

Profissão: palhaço

Hoje tinha um palhaço na praiana. Não um palhaço no sentido de cretino ou babaca. Era um palhaço de circo, desses com nariz vermelho, suspensórios e sapatos grandes. Ele não estava incomodando. Apenas estava lá, sentado, parado, esperando o ponto onde desejava saltar. Olhando pra ele, me lembrei de quando eu queria ser artista de circo. Eu tinha dez anos. Quando criança, tive diversas profissões em mente: astronauta, professora, pintora, bailarina, estilista, engenheira. Quando fiz 14 anos, queria ser bióloga. Aos 15 eu queria ser tatuadora. Aos 16 eu só queria sexo, drogas e rock 'n' roll. Aos 17, escrevi em papeizinhos nomes de profissões: publicidade, relações públicas, jornalismo, odontologia, biologia, oceanografia, história, psicologia, arquitetura e engenharia civil. Depois eu dobrei, misturei, fechei os olhos e escolhi um. Tirei jornalismo. Ótimo. Era uma opção (melhor que nada). Conclusão: não virei artista de circo. E o palhaço continuava lá, sentado, parado, esperando o ponto onde desejava saltar. Até que o sujeito saltou. No mesmo ponto, subiu uma mulher comendo uma maçã. Fiquei observando e sentindo aquele cheiro de maçã recém tirada da geladeira. A moça comeu a maçã inteira, até o caroço, as sementes, o cabinho, tudo. E eu continuava lá, sentada, ouvindo Snow Patrol e me imaginando em Londres, sentada num ônibus vermelho de dois andares, esperando algo incomum acontecer só pra ter o que escrever depois, pra um possível veículo de imprensa alternativa fracassado. Não é isso que deveria acontecer comigo? Não é isso que acontece com pessoas que sorteiam suas profissões com papeizinhos?

6 comentários:

Carlos Macêdo disse...

eu nunca fiz sorteio de profissões com papeizinhos...(que pena)

Você escreve muito bem!
=D
UNDERGROUND.


http://fliperama-underground.blogspot.com/

Luiz Americo disse...

A vida sempre é mais ingrata do que deveria ser. E pessoas que escolhem o futuro num simples sorteio de papel... bom... pelo menos ele deve ser uma pessoa que não leva a vida muito à sério. O que é bom, porque a vida não foi feita para ser levada à sério e sim para ser decidida em sorteios de papeizinhos.

Tamara disse...

Desde que eu assisti Jogos Mortais peguei pavor de palhaços. Aliás, nunca gostei muito. Nunca teve a opção: artista de circo nos meus papeizinhos.

Tu escreveu tão bem, Sarah.
Beijos

Fernando Gomes disse...

EU TAMBÉM ESCUTO SNOW PATROL E ME IMAGINO EM LONDRES..

aeuhauiehauiehauieh

infelizmente olho pra fora e me vejo em Balneário Camboriú, onde não há absolutamente nada que lembre Londres.

Eu também tive mil profissões que gostaria de seguir..
todas envolvendo comunicação..
acho que estou no caminho certo
:D

bom texto hein..
bjoo

Gallahad Schneider disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gallahad Schneider disse...

auhahhuuah se surgi uma moda de sortear papeizinhos eu vou saber de onde surgiu, ou eu não consigo acreditar que isso é verdade :)

Eu devo tentar os papeizinhos tbm auhahuhua :)
Eu ja quis ser animador de festa infantil, vou por mais papeizinhos com essa opção ;)