terça-feira, 23 de novembro de 2010

Janela da alma: a importância da imagem na sociedade contemporânea

Os olhos nos permitem uma visão imediata. A interpretação daquilo que se vê só é possível se usarmos nossa capacidade de imaginação. Como uma pessoa com deficiência visual que não possui a capacidade de ver imediatamente consegue enxergar além do óbvio e, algumas vezes, muito mais do que alguém com uma visão perfeita? A interpretação de um deficiente visual é o que lhe permite enxergar. Cada um vê o mundo com seus próprios olhos (diz-se “olhos” metaforicamente, já que o cego enxerga mesmo sem o sentido da visão) a partir daquilo que se permite sentir. E é esta a idéia que o filme “Janela da Alma” de João Jardim e Walter Carvalho propõe. 

O ato de identificar, analisar e interpretar imagens na sociedade contemporânea se tornou obsoleto. Antes da fotografia, do cinema e da televisão, os livros permitiam que a imaginação criasse as imagens. Hoje, com o mundo saturado de imagens estáticas e/ou em movimento, em cores vivas e atraentes ou em preto e branco, perdeu-se o sentido de imaginar o que nunca foi visto, ou o que não está explícito e imediato. A banalização da imagem criou um bloqueio na visão do homem contemporâneo e usar somente os olhos para observar se tornou uma das principais características da modernidade. "Eu pedi para Deus me deixar um tempo cego, cego aparente. Porque olhando é tanta coisa ruim que a gente vê, que atrapalha a visão certa, a visão das coisas que a gente quer fazer na vida". Diz Hermeto, um dos personagens do documentário. 

A imagem na sociedade contemporânea é fundamental, tão fundamental que nos tornamos inteiramente dependentes das imagens imediatas, prontas e auto-explicativas. José Saramago diz que nunca estivemos tão perto da alegoria da caverna de Platão: “somos bombardeados por imagens de todo tipo, sombras que cremos reais.”

2 comentários:

Renan Accioly Wamser disse...

Muito bem escrito, cara. Deu pra imaginar as cenas acontecendo. Continue assim, gosto do seu blog. Tem a simplicidade que falta ao mundo.

Carina Cleto disse...

Esse documentário é realmente incrível, já assisti algumas vezes mas sempre me encanta a forma como o conceito de imagem é posto e o valor que ela possui para cada indivíduo. Gostei bastante da sua abordagem a respeito do tema.

Visite meu blog, abraços.

(http://umrelicariodeideias.blogspot.com.br/)