domingo, 25 de novembro de 2007

Sessão alternativa

Na mesma década em que acontece o fim da idade industrial, o início da idade da informação e a legalização da maconha nos Países Baixos, surge um novo segmento da música eletrônica: o Trip Hop. Também conhecido como "música de Bristol", relativo à cidade da Inglaterra onde o gênero surgiu, o Trip Hop é uma espécie de música eletrônica lenta, marcada por batidas desaceleradas e uma mistura de instrumentos acústicos. Bastante influenciado por rítmos como jazz, dub e rock progressivo, as características variam de cada artista, abrindo um leque de opções para quem procura música alternativa de qualidade.
Uma das bandas mais conhecidas deste cenário é o Portishead,
que surgiu no ano de 1991 em Bristol, na Inglaterra e é formada por Geoff Barrow, Beth Gibbons e outros integrantes que tocavam em uma banda de jazz. Antes, a banda era considerada como lo-fi, e depois de certo tempo ocorreram modificações para que se encaixasse no estilo Trip Hop. O nome Portishead, surgiu a partir de uma idéia de Geoff, que nasceu numa cidade que possui o mesmo nome da banda.
O gênero também conta com nomes consagrados, como Björk (que se apresentou recentemente no Tim Festival), Gorillaz, Massive Attack e Goldfrapp.
Quem não se lembra do filme Beleza Roubada, de Bertolucci, onde a lindinha Liv Tyler interpreta uma jovem de 19 anos que viaja para a Itália após a morte da mãe e resolve ter um retrato seu esculpido. Pois é, Glory Box, uma das melhores canções do Portishead faz parte da trilha sonora.
A banda lançou três álbuns. Em 94, o Dummy; em 97, o Portishead; em 98, o Roseland NYC. E já está previsto mais um para 2008, provisóriamente intitulado de "3".

Pra fechar este post, um vídeo da música Over (uma das minhas favoritas), em uma apresentação da banda com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque (chique, hein?).


Site oficial da banda: http://www.portishead.co.uk
Site oficial Beth Gibbons: http://www.bethgibbons.com

2 comentários:

juliano disse...

baxa:
tricky - hell is around the corner
sneaker pimps & portishead - water

o/

Fernando Gomes disse...

Ótimo texto.
Assim que eu tiver internet baxo uns cds e comento por aqui.

O vídeo não rolou aqui
;//

Bjãão Sarah..
Até amanhã.